domingo, 3 de novembro de 2013

Casa Fuerte Restaurant en Tlaquepaque

Tlaquepaque é uma cidade colada em Guadalajara muito charmosa e um centro artístico do México. Para quem gosta de arte é o lugar certo para passar apreciando, comprando, admirando e cobiçando vários objetos. Entre os ateliês e galerias não se pode deixar de visitar os de Carlos & Albert, Rodo Padilla e Sérgio Bustamante. Aliás, de tanto comer no México quase me candidatei a modelo de Rodo Padilla. 

Vista de uma das alas do Casa Fuerte
Fonte: facebook.com/casa-fuerte-restaurant-bar
Em Tlaquepaque além de me divertir com as obras de arte e a arquitetura da cidade ainda em encantei com o Restaurante Casa Fuerte. O lugar é charmoso, aconchegante, atendimento precioso (uma das características marcantes dos restaurantes do México), boa música embalando as refeições, e a comida ... bem, essa só provando para saber. 

Margarita de Tamarindo
Molcajete de Queijo
Começamos com as margaritas de tamarindo e uma deliciosa Molcajete de queijo. O queijo estava levemente temperado com uma salsa, acompanhado de tortilhas quentinhas, simplesmente divino! Em seguida passamos para os pratos. Provei um dos molhos mais famosos do México: o Mole Poblano (que apresentarei em outro post). Já haviam elogiado muito o prato e estava curiosa para prová-lo e foi muito melhor do que esperava. Realmente esse molho é uma obra de arte! Minha irmã pediu um mignon com molho de gorgonzola e espaguete, muito bom:  espaguete ao dente, a carne estava selada por fora, rosada por dentro e desmanchando.

Frango com Mole Poblano


Mignon com espaguete e molho de gorgonzola
Ainda conseguimos provar as sobremesas, que não deixaram a desejar: cheesecake de zarzamora (amoras), crepas de dulce de leche e uma outra divina que não lembro o nome, só sei que era um creme de doce leite com nozes, maravilhosa!

Cheesecake de amora
Sobremesa de doce de leite e nozes

Crepas de dulce de leche


Para encerrar bebemos uma dose do Licor 43, uma das heranças da colonização espanhola e que virou costume no México.

Quem for a Tlaquepaque não deixe de conhecer o Casa Fuerte, vale a pena, tanto pelo local, o atendimento e principalmente a comida. É uma excelente experiência Mexicana!


Casa Fuerte Restaurant
Independencia, 224 - Tlaquepaque - Jalisco - México
Fone: 52 33 3639-6481
www. casafuerte.com
www.facebook.com/casa-fuerte-restaurant-bar

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Caligari Café - Guadalajara

Fachada do Caligari Café
Em um domingo fomos ao Caligari Café para o desayuno(café da manhã no México). Adorei o lugar, a comida e o atendimento de pessoas muito simpáticas e atenciosas. O Caligari é um restaurante no centro de Guadalajara, onde há o conceito de restaurar casarões antigos para espaços de restaurantes, bares e exposições de arte. 

Inspirado no filme mudo alemão dos anos 20 "El Gabinete Del Dr. Caligari", o espaço tem um ambiente divertido, eclético e  com temas de cinema e música.
A fachada do restaurante é um mural do artista Liquen, reconhecido mundialmente por seus murais, com lugar para estacionar sua bicicleta, e a luminária torta, cria uma expectativa do que vamos encontrar.
Detalhes da Decoração

O lugar é charmoso, com várias salas, um jardim ao centro da casa e um café ao fundo. O ambiente é decorado de forma informal e inusitada, dando um toque criativo, artístico e bem humorado.


Alcapoché

Huevos Pochados

A comida, essa sim é a estrela da casa. Os sabores são delicados, muito bem preparados e harmonizados. Comemos Omelete de Abobrinha (Calabaza), Huevos Pochados (ovos pochê com frijoles refritos) e Alcapoché. Claro de não poderíamos deixar de experimentar uma sobremesa, Molletitos (pão levemente torrado com manteiga, com uma camada de geléia, maçã e pera ralados e por cima de um leve creme salpicado). Tomamos um café feito na French Press (Cafeteira Francesa) com grãos de mexicanos.

Omelete de Calabaza

Molletitos

Os pratos são criados na cozinha do Caligari e servidos para que os clientes avaliem e assim é decidido se continuam no cardápio ou saem.
Uma das especialidades da casa são as cervejas artesanais, há diversas marcas e sabores.
Caligari realmente é um ótimo local para quem visitar Guadalajara. 

Caligari Café
Calle Juan Manoel 1406 - Guadalajara - Jalisco - México

www.facebook.com/caligaricafe

sábado, 5 de outubro de 2013

Santo Coyote - Guadalajara


 Meu primeiro almoço em Guadalajara não poderia ter sido melhor. Fomos a um restaurante chamado Santo Coyote. Decoração maravilhosa, bem ao estilo mexicano, um salão interno muito bonito, do lado de fora tendas de palha cercadas de cascatas de água e ao centro uma fonte, como deve ser toda hacienda mexicana.
Entrada do Santo Coyote

Para iniciar, um profissional chega para preparar a salsa (molho de tomate verde, tomate vermelho, alho, cebola, coentro, sal e vários tipos de chili) na nossa frente e assim podemos escolher os ingredientes e o quanto vai picar ( quanto e quais pimentas queremos). Maravilhoso!

Preparando a Salsa

Salsa

Mocajete de Queijo
Pedimos de entrada queijo fundido, servido em uma mocajete de pedra vulcânica. O queijo vem fumegando e comemos com tortilhas recém saídas da chapa. 
Em seguida pedimos uns burritos de camarão, lagosta e frijoles (feijão) - pode parecer estranhos, mas é simplesmente delicioso.
Para acompanhar bebemos Margarita de Tamarindo e Piña Colada.

Burritos de Camarão, Lagosta e Feijão

O atendimento foi muito bom, aliás, o serviço no México é excelente, os clientes são sempre muito bem tratados, principalmente quando sabem que somos brasileiros.
À noite sempre há apresentação de Mariachis. Quando saí do almoço os músicos estavam chegando. Pena não poder desfrutar.



Santo Coyote
Lerdo de Tejada, 2379 - Fone: (52) 33 3616-6978
Jalisco - Guadalajara - México

www.santocoyote.com.mx
Facebook: Santo Coyote

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Mezcal

El Mezcal (ele, no México as bebidas destiladas são masculinas) é uma bebida tão tradicional quanto o tequila. Conheci em visita a Guadalajara, no México.




Mezcal é uma bebida feita a partir do sumo fermentado do agave. A diferença entre o Mezcal e o Tequila é que o mezcal normalmente passa por uma única destilação, enquanto a tequila é destilada duas ou até 3 vezes. A maioria dos mezcais é feita artesanalmente, poucos são industrializados, até por ser considerada uma bebida mais rústica.
A famosa larva encontrada na bebida mexicana é colocada nas garrafas de Mezcal e não na de Tequila como muitos acreditam. Em algumas marcas de Mezcal podemos encontrar o gusano, a larva de borboleta que costuma viver nas plantações de Agave. O gusano se conserva conforme o teor alcoólico (sempre acima de 40%, podendo chegar a 70%), se for baixo a larva se desintegra. O costume manda que quem tomar a última dose da garrafa deve comer a pequena larva.


Fonte: www.cocinasemana.com

As espécies de agave próprias para a fabricação do Mezcal são: Agave Angustifolia, Agave espemima, Agave weben, Agave potatorum e Agave Salmiana, segundo a Norma Oficial Mexicana. Os Estados mexicanos produtores oficiais de Mezcal, segundo a Declaração de Proteção de Origem, são: Guerrero, Durango, San Luis Potosí, Zacatecas e sobretudo Oaxaca.
É uma bebida forte, como se pode imaginar, de sabor muito característico, gostei muito. Vale a pena experimentar.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Mercado de Santa Tere e Chiles en Nogada

Quando perguntava onde encontro frutas, a resposta é em Santa Tere, quando precisava de verduras, Santa Tere, fantasias, Santa Tere. Fiquei super curiosa para conhecer Santa Tere, afinal tudo se encontra em Santa Tere.

Santa Tere é um bairro de Guadalajara que fica no miolo da cidade. O que mais se assemelha é a 25 de Março, em São Paulo. Encontramos de tudo por lá: lojas de bijuterias, fantasias, doces, panelas, festas, molduras, armarinhos, produtos de beleza, enfim, tudo se encontra em Santa Tere. 


Vista de um dos restaurantes do Mercado

O que mais gostei foi o mercado de Santa Tere, uma espécie de mercado municipal, onde se encontra frutas, verduras, carnes, queijos e pequenos restaurantes com seus balcões lotados de pessoas comendo e bebendo.


Pepian de Pollo


Pollo a Milanesa com Arroz e Frijoles Refritos

A primeira vez que fui era domingo e com chuva não deu para ver muito de Santa Tere, só o mercado de comidas. Na segunda vez fui para almoçar, e adorei. A comida é muito boa, o ambiente, popular mas, muito interessante. Todo tapatio (cidadão de Guadalajara) que se preze vai comer e fazer compras em Santa Tere. Um senhor tocava acordeon, Se der sorte, poderá ouvir uma senhora que canta ópera, tudo isso regado a muita comida saborosa.,


Enchiladas de Pollo

Comemos: Chiles en Nogada: pimenta poblano recheada com carne e frutas, coberta com salsa (molho) nogada a base de noz e sementes de romã (encontramos muita semente de romã nos mercados); Enchilada de Pollo, tortilhadas recheadas com frango, cobertas com creme e queijo. Pollo a Milanesa, frango à milanesa com arroz e feijão, feito como um tutu de feijão bem temperado; Pepian de Pollo, frango com um molho a base de pimentas, semente de abobrinha e gergelim.

Chiles en Nogada

Os Chiles en Nogada por suas cores e história é o prato mais representativo do México. As cores são as da bandeira: verde do chili (independência), branco da salsa (religião) e o vermelho das sementes de romã (união). O prato é servido nos meses de julho, agosto e setembro (mês pátrio mexicano), em função da colheita da noz que se dá nesta temporada afirmando ainda mais o titulo de "platillo mexicano por excelencia". É imprescindível serví-lo com noz fresca para acentuar o sabor. É meu prato favorito até agora, talvez porque tenha sido criado por freiras no convento de Santa Mônica, em homenagem a Independência do México.


Que a Virgem (Nossa Senhora de Guadalupe) conserve Santa Tere e os Chiles en Nogada!

domingo, 8 de setembro de 2013

Quiero café, no té!!!

Meu primeiro café no México, foi decepcionante. Desembarquei na Cidade do México, sedenta por uma xícara de café. Enquanto esperava o vôo para Guadalajara fui até a primeira cafeteria que encontrei e pedi um café, veio o fatídico (como se pode ver na foto). Quando vi o fundo do copo, quase entrei em desespero.


Já em Guadalajara fui a uma cafeteria da Italian Coffe e lá pude apreciar um espresso.
Depois passei em uma loja da Stabucks e comprei café para Moka (cafeteira italiana) para poder desfrutar de um bom café em casa, uma vez que nao aprecio café solúvel. Aventura continua






segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Fondue - Kit Président


Aproveitando o final do inverno (espero que seja o final) nada melhor para esquentar, reunir os amigos e tomar um bom vinho  que um bom fondue de queijo. Fui comprar os queijos no Quiosque do Queijo e as atendentes recomendaram o kit para fondue da francesa Président. Trouxe e ficou muito bom, claro que incrementei um pouquinho.




Como de costume aqueci o azeite de oliva e passei um dente de alho por toda a panela, depois coloquei o kit de queijos e acrescentei ainda meia taça de vinho branco. 
Para acompanhar, pão italiano, baguetes da Nelson Boulangerie e pequenas batatas assadas com azeite de oliva.

Recomendo o Kit da Président.


Quiosque do Queijo - Rua Bélgica, 355 - Londrina - PR - Fone: (43) 3341-6892

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Revista Cook Lovers



Estou sem postar há algum tempo e  retomo as atividades com uma novidade incrível: acabou de ser lançada a revista Cook Lovers, editada pelo chef e jornalista André Bocato. Adorei a revista, uma delícia de ler. Formato e impressão de excelente qualidade, as matérias  são muito interessantes, com receitas, lugares e roteiros para os amantes da gastronomia. Andava meio cansada das revistas existentes no mercado. Primeiro, falta inovação, originalidade; segundo, somos massacrados por tantos anúncios. Entendo que as revistas precisam de anunciantes para manter a publicação, porém algumas quase conseguem ter mais anúncios  que matérias. 
Parabéns ao chef André Bocato e sua equipe pelo trabalho realizado -  acredito que seja, muito mais que uma oportunidade comercial, a realização de um sonho.

A revista é encontrada nas bancas. Quem quiser assinar pode entrar no site www.cooklovers.com.br/revista



segunda-feira, 6 de maio de 2013

H2 Chopp

Há anos frequento o H2 Chopp no Catuaí Shopping, em Londrina, e nunca me decepciono. O lugar é gostoso, sempre animado, o público é muito variado, famílias almoçando, jovens fazendo happy hour, maridos aguardando suas esposas às compras, conversas animadas sempre regadas ao chopp deliciosamente gelado.

Entrada de Frios Árabes - Fonte: site H2 Chopp

O cardápio é  variado e o carro chefe é a comida árabe, muito bem preparada. O pão sírio sempre quentinho e fresco é uma tentação. Há opções de pratos individuais como filé, peixes, frango, cordeiro e carne de porco; porções variadas e uma boa carta de vinhos  para quem não quer chopp.

Salgados - Fonte: site H2 Chopp
Atendimento impecável, os garçons são muito simpáticos, atenciosos, rápidos e depois de um tempo se tornam amigos. Salve Francisco, que nos atende há muito tempo.

Filé à Parmeggiana - Fonte: site H2 Chopp
Para quem gosta de comida árabe recomendo a Entrada de Frios Árabe, Kafta e Quibe recheado de coalhada. O Filé à Parmeggiana carioca também é uma ótima opção.

H2 Chopp - Catuaí Shopping - Rodovia Celso Garcia Cid, km 377 - Loja 225 - Fone: (43) 3339-4500
www.h2chopp.com.br


sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Salada Caprese

Verão pede salada e uma boa opção é a Caprese. 




Vamos a receita:

10 tomates cereja;
5 cerejas de mussarela de búfala;
folhas de manjericão o quanto baste;

Molho:
1 colher de sobremesa de vinagre balsâmico;
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem;
sal e pimenta do reino a gosto.
Misture tudo.

Corte os tomates ao meio e regue com o molho. Deixe descansar por 5 minutos. Corte as cerejas de mussarela de búfala ao meio ou mais pedaços (conforme o tamanho) e por último salpique as folhas de manjericão.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Café Londrinense


Nos últimos tempos tem sido difícil comprar café para coador, aquele do dia a dia. As marcas parecem não conseguir manter a qualidade de seu produto. A cada nova compra nos deparamos com um café diferente (aliás muito diferente), o que decepciona. 
Para quem gosta de um bom café de coador temos usado o Café Londrinense. Podemos comprá-lo nas embalagens de almofada ou vácuo sendo o café tradicional e gourmet. É um café honesto, limpo e com sabor marcante. Parte da produção é própria e o restante de produtores da região de Londrina, Paraná, com a orientação da equipe do Café Londrinense, para que possam manter um padrão de qualidade
O café gourmet é muito bom para as cafeteiras italiana e francesa. É um  café premiado que vale a pena experimentar. Para quem é da região, que tal consumir um autêntico café "pé vermelho"? E para quem é de fora, já é possível encontrá-lo em vários lugares, pelo site www.cafelondrinense.com.br, com informações de onde e como comprar. A empresa está em expansão com produtos cada vez mais elaborados para os apreciadores do bom café e orgulho dos londrinenses.