quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Mezcal

El Mezcal (ele, no México as bebidas destiladas são masculinas) é uma bebida tão tradicional quanto o tequila. Conheci em visita a Guadalajara, no México.




Mezcal é uma bebida feita a partir do sumo fermentado do agave. A diferença entre o Mezcal e o Tequila é que o mezcal normalmente passa por uma única destilação, enquanto a tequila é destilada duas ou até 3 vezes. A maioria dos mezcais é feita artesanalmente, poucos são industrializados, até por ser considerada uma bebida mais rústica.
A famosa larva encontrada na bebida mexicana é colocada nas garrafas de Mezcal e não na de Tequila como muitos acreditam. Em algumas marcas de Mezcal podemos encontrar o gusano, a larva de borboleta que costuma viver nas plantações de Agave. O gusano se conserva conforme o teor alcoólico (sempre acima de 40%, podendo chegar a 70%), se for baixo a larva se desintegra. O costume manda que quem tomar a última dose da garrafa deve comer a pequena larva.


Fonte: www.cocinasemana.com

As espécies de agave próprias para a fabricação do Mezcal são: Agave Angustifolia, Agave espemima, Agave weben, Agave potatorum e Agave Salmiana, segundo a Norma Oficial Mexicana. Os Estados mexicanos produtores oficiais de Mezcal, segundo a Declaração de Proteção de Origem, são: Guerrero, Durango, San Luis Potosí, Zacatecas e sobretudo Oaxaca.
É uma bebida forte, como se pode imaginar, de sabor muito característico, gostei muito. Vale a pena experimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário