quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Mercado de Santa Tere e Chiles en Nogada

Quando perguntava onde encontro frutas, a resposta é em Santa Tere, quando precisava de verduras, Santa Tere, fantasias, Santa Tere. Fiquei super curiosa para conhecer Santa Tere, afinal tudo se encontra em Santa Tere.

Santa Tere é um bairro de Guadalajara que fica no miolo da cidade. O que mais se assemelha é a 25 de Março, em São Paulo. Encontramos de tudo por lá: lojas de bijuterias, fantasias, doces, panelas, festas, molduras, armarinhos, produtos de beleza, enfim, tudo se encontra em Santa Tere. 


Vista de um dos restaurantes do Mercado

O que mais gostei foi o mercado de Santa Tere, uma espécie de mercado municipal, onde se encontra frutas, verduras, carnes, queijos e pequenos restaurantes com seus balcões lotados de pessoas comendo e bebendo.


Pepian de Pollo


Pollo a Milanesa com Arroz e Frijoles Refritos

A primeira vez que fui era domingo e com chuva não deu para ver muito de Santa Tere, só o mercado de comidas. Na segunda vez fui para almoçar, e adorei. A comida é muito boa, o ambiente, popular mas, muito interessante. Todo tapatio (cidadão de Guadalajara) que se preze vai comer e fazer compras em Santa Tere. Um senhor tocava acordeon, Se der sorte, poderá ouvir uma senhora que canta ópera, tudo isso regado a muita comida saborosa.,


Enchiladas de Pollo

Comemos: Chiles en Nogada: pimenta poblano recheada com carne e frutas, coberta com salsa (molho) nogada a base de noz e sementes de romã (encontramos muita semente de romã nos mercados); Enchilada de Pollo, tortilhadas recheadas com frango, cobertas com creme e queijo. Pollo a Milanesa, frango à milanesa com arroz e feijão, feito como um tutu de feijão bem temperado; Pepian de Pollo, frango com um molho a base de pimentas, semente de abobrinha e gergelim.

Chiles en Nogada

Os Chiles en Nogada por suas cores e história é o prato mais representativo do México. As cores são as da bandeira: verde do chili (independência), branco da salsa (religião) e o vermelho das sementes de romã (união). O prato é servido nos meses de julho, agosto e setembro (mês pátrio mexicano), em função da colheita da noz que se dá nesta temporada afirmando ainda mais o titulo de "platillo mexicano por excelencia". É imprescindível serví-lo com noz fresca para acentuar o sabor. É meu prato favorito até agora, talvez porque tenha sido criado por freiras no convento de Santa Mônica, em homenagem a Independência do México.


Que a Virgem (Nossa Senhora de Guadalupe) conserve Santa Tere e os Chiles en Nogada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário