domingo, 21 de novembro de 2010

Cafeteira Italiana "MOKA"



A cafeteira italiana, também conhecida como Moka, nasceu do incentivo de Mussolini em industrializar o alumínio, uma vez que o metal era produzido na Itália, evitando assim a importação do aço e outras matérias-primas. Alfonso Bialetti criou a Moka depois de analisar e estudar uma máquina de lavar roupas. A empresa Bialetti nasceu em Crusinallo, no ano de 1919. A Moka só foi lançada em 1933 e está ligada as mudanças sociais, tecnológicas e econômicas provocadas pelo fascismo durante a década de 1930. Nessa época ocorreu uma revolução nos hábitos de consumo dos italianos, entre eles o das pessoas prepararem café em casa.
O nome Moka é em homenagem ao porto do Iemên, um dos principais fornecedores de café da Europa.
A Moka mudou pouco nos últimos anos, a forma octogonal ainda é a mais conhecida. Hoje a encontramos arredondada, com estampas e até uma versão desenvolvida em parceria com a illy Café, a Cuor di Moka, com um sistema inovador de "erigación controlada", mantendo o funcionamento da cafeteira antes que saia o vapor para obter o coração da extração.
Somente nos anos 1950 foi criado por Paul Campani o logotipo da empresa, um homenzinho bigodudo, em homenagem a Alfonso Bialetti.
Diferente das outras cefeteiras de filtro a Moka utiliza o método de percolação, onde a água fervente, na parte inferior, entra em contato com o pó do café, por meio de uma válvula de vapor e é impulsionado para a parte superior formando um creme parecido com o espresso.

 


Para fazer um o café utilizando a Moka, basta seguir os seguintes passos:
1) colocar água, de preferência filtrada ou mineral na parte inferior, caldeira,  até a altura da válvula de segurança, sempre fria. Não adianta querer apressar o processo e vale lembrar que a parte inferior funciona como uma panela de pressão;
2) coloca-se o filtro, em forma de funil, onde vai o café;
3) a parte superior, coletor, com uma tampa móvel, é presa à parte inferior por uma rosca e vedada por um anel de borracha. Nessa parte há um tubo por onde o café passa, devido a pressão da água.
Um café saboroso vai depender de alguns detalhes: o café deve ser moído para cafeteira italiana, ou para espresso; a chama do fogão não pode ser alta, deve ser no máximo do tamanho da base inferior; a água  não deve ser da torneira que normalmente tem muito cloro e outros resíduos.

Até hoje já foram vendidas mais de 300 milhões de Mokas pelo mundo. Ela tem presença garantida em cerca de 90% dos lares italianos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário