quarta-feira, 2 de março de 2011

Melitta

Um marido implicante e uma esposa inteligente podem render bons frutos. Esse é o exemplo dos coadores de café Melitta.
Melitta Benz, uma dona de casa alemã, sempre recebia reclamações do marido sobre a variação do gosto do café. Ela começou a observar a maneira como fazia o café e chegou à conclusão que o coador de pano, com o passar do tempo e o desgaste, ficava cheio de resíduos e ia deixando o café com um sabor ruim. A senhora Melitta resolveu pegar uma caneca e fazer furos no fundo, em seguida, colocou uma folha de mata borrão do caderno do filho e passou o café. A experiência deu certo e ela foi testando com outros tipos de papel até que o café passasse com facilidade.
Em 20 de junho de 1908, Melitta Benz deu entrada no pedido de patente de sua criação. Na primeira feira que ela e o marido participaram, venderam 1.250 unidades do coador para café. Em 15 de dezembro do mesmo ano foi registrada a empresa M. Bentz em Dresden, Alemanha.


Em 1919 além dos coadores de alumínio a empresa também vendia os modelos em porcelana e cerâmica que eram produzidos por terceiros. No ano de 1920, para diferenciar das imitações, a Melitta começou a utilizar as cores vermelha e verde nas suas embalagens, as que conhecemos hoje.



Em 1936 houve uma evolução no corpo do coador que o tornou afunilado formando um V, e continua com este formato até hoje. Então foi desenvolvido o filtro de papel que utilizamos todos os dias para passar nosso tão amado café.

No Brasil a Melitta chegou somente em 1968, trazendo uma nova maneira de passar o café.  Até então, usava-se somente o coador de pano.
A empresa foi se modernizando com o tempo, lançando cafeteiras manuais, garrafas térmicas, cafeteiras elétricas. Foram desenvolvidas novas tecnologias para os coadores de papel. Como não poderia faltar eles também comercializam café em pó, solúvel, em sachês, descafeínado, cappucino e café com leite. Hoje têm uma linha de cafés das regiões brasileiras: Cerrado, Mogiana e Sul de Minas.
A Mellita é uma empresa que vem se reinventando com o passar dos anos nunca esquecendo o conceito de sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente.
Como já dizia meu avô "a necessidade é a mãe da invenção". Ainda bem que sempre há pessoas criativas para nos proporcionar excelentes soluções.
Para saber mais sobre a Melitta basta acessar http://www.melitta.com.br/.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário