sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Blooming Tea


Uma das iguarias do mundo são os chás florais chineses "Blooming teas", pequenas trouxinhas que quando em contato com a água quente abre uma flor. Feitos com flores de amaranto, jasmim, lírio, calêdula, dália e outros, que são colhidas na primavera, no sudoeste da China, ao amanhecer, ainda úmidas pelo orvalho. Depois de desidratadas são enroladas em folhas de chá verde ou branco e costuradas com fios de algodão cru. Todo esse processo é feito manualmente por mulheres. Para manipular o produto elas têm que cuidar até da alimentação -  não podem comer nenhum tipo de alimento forte (como alho e cebola) para não passar odores às flores, que são muito sensíveis.


Como são várias flores, cada vez que vamos prepará-los é uma supresa. É sempre um show o preparo desse chá. Coloca-se água quente em um bule transparente e em seguida a trouxinha do chá. A partir daí é observar o espetáculo da flor se abrindo. Realmente são dois prazeres maravilhosos, um ao paladar e outro aos olhos, por tamanha beleza.

Segue um vídeo mostrando a região da China onde o chá é produzido e as flores que abrem em contato com a água.


domingo, 23 de janeiro de 2011

Armazém Café

Há um lugar em Londrina, o Armazém Café, que considero um charme. Além de saborear excelentes cafés, chás e bebidas à base de café, podemos comprar vários tipos de café gourmet, de marcas e regiões diferentes do país e do exterior, além dos acessórios como: cafeteira italiana, francesa, moedores de café, canecas, bules e etc. A variedade de chás é maravilhosa, desde o nacional e orgânico Tribal, até os importados de excelente qualidade. Entre eles estão os chás florais chineses "bloomings teas" de que falaremos em outro post.
Como estamos no verão tenho provado os cafés gelados. Adorei o Real (espresso, macadâmia e sorvete de creme), o Café Del Tiempo (espresso, limão siciliano e gelo) e o meu amado Affogato (espresso, sorvete de creme e calda de caramelo.
O Armazém Café comercializa diversos outros produtos que tem por base o café, como cervejas, refrigrantes, licores,  estendendo-se até a cosméticos, como hidratantes  e sabonetes.
Para um pequeno lanche há, ainda, pão de queijo, paninis, pão de mel, trufas, bolos e tortinhas feitos na casa.
Na época do Natal  fazem o Coffetone, chocotone recheado com trufa de café. Uma verdadeira delícia.
Além de degustar bebidas maravilhosas o atendimento é excelente. Cris, a proprietária, está sempre disposta a conversar e explicar sobre cada tipo café e os funcionários seguem o exemplo da chefe, tanto no carisma quanto no profissionalismo.

O Armazém Café
Rua Goiás, 1.520 - Loja 12 - Free Shopping   
Fone: (43) 3324-8889
Londrina - PR

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Le Creuset

 Aqueles que gostam de cozinhar e aprender sobre gastronomia, com certeza têm um sonho de consumo: as panelas Le Creuset. A sua alta qualidade, estilo e cores seduzem quem por elas passam. É olhar e imaginar uma comida saborosa e sedutora sendo preparada e servida, afinal ela foi feita para ser exibida.


Fundada em 1925 em Fresnoy Le Grande, cidade do norte da França, as panelas Le Creuset conquistaram o mundo. São feitas de ferro fundido esmaltado, sendo que o fundo, laterais e tampa tem a mesma espessura, mantendo o cozimento uniforme. Essa perfeita distribuição de calor e a cocção prolongada mantem os nutrientes e enaltece os sabores e aromas dos alimentos. As peças não apresentam nenhum ponto de solda; depois de esmaltada a panela é vitrificada, aumentando a proteção. Os pegadores das tampas são resistentes à altas temperaturas, podendo ir o forno.


A Le Creuset tem uma ligação tão forte com a cultura francesa, que em algumas regiões há uma tradição: quando há um casamento na família a mãe ou a sogra dá uma panela usada para a noiva. Esse gesto é para trazer boa sorte ao novo casal.
Le Creuset está prensente em cerca de 60 países, atualmente com 14 filiais próprias: Estados Unidos, Brasil, Japão, Itália, Inglaterra, Escandinávia, China, África do Sul, Suíça, Canadá, Coréia do Sul, Alemanha e Índia. Os utensílios de silicone são fabricados nos Estados Unidos, as cerâmicas e as chaleiras em aço esmaltado na Tailândia, mantendo sempre a alta qualidade.

mini-caçarola Morango

No Brasil, há um caso famoso de uma fazenda, no interior de São Paulo. Durante um incêndio todos os utensílios domésticos derreteram, inclusive fogão e geladeira. As únicas peças que resistiram foram as panelas e grelhas Le Creuset.

saleiro e pimenteiro

Inovando sempre a Le Creuset tem uma linha têxtil, caçarolas de aço inox 18/10 com tripla camada, e acessórios como: cortadores, raladores de queijo, descascadores, etc...
Pode-se conferir as várias linhas no site www.lecreuset.com.br ou http://www.lecreuset.com/ e em algumas lojas selecionadas que vendem seus produtos, considerados de alto valor.
Adquirir os utensílios Le Creuset é um bom investimento e seus herdeiros ainda vão brigar pelo seu patrimônio.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Brastemp Retrô

A Brastemp está com uma linha retrô de geladeiras e frigobares que vão deixar a sua cozinha com estilo moderno e aconchegante. O design e as cores trazem de volta aquele ar das cozinhas de nossa infância onde víamos geladeiras azuis, amarelas, marrons e vermelhas.


O frigobar podemos encontrar nas cores vermelha, amarela e azul. A geladeira nas cores vermelha, amarela e preta. Pode-se conhecer a linha retrô no site www.brastemp.com.br e em breve nas lojas.
Depois da sua cozinha ficar com tanto estilo talvez seja complicado encontrar um pinguim à altura.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Starbucks - Nova Logo e uma longa história

Prestes a completar 40 anos em março de 2011, a Starbucks mudou sua marca. A mudança não foi muito radical. Permanece a famosa sereia com duas caudas, saem as palavras "Starbucks" e "coffee" e a cor preta é retirada.


A logo que não era alterada desde 1992, tem uma razão para passar por essa modernização. A empresa não tem somente o café como produto. Hoje são vendidos outros produtos em suas lojas como: chás, comidas, cafeteiras, canecas e o que mais for relacionado a café, com olhos para o futuro.
A Starbucks começou na década de 1970 em Seatle, importando café do mundo inteiro, teve sua expansão a partir de 1982, quando Howard Schultz juntou-se à Starbucks. Desde então, tornou-se conhecida no mundo todo, tendo cenas gravadas em suas lojas em inúmeros filmes e séries americanas.
Hoje a Starbucks está presente em mais de 50 países e tem um trabalho muito sério de Responsabilidade Social. Promove ações nas comunidades em que atua e tem seu próprio Estatuto do Meio Ambiente, além de participar do Fair Trade, movimento em prol do Comércio Justo.
"Dedique-se de Coração", livro escrito por Howard Schultz, CEO da Starbucks, conta sua trajetória como empresário e o envolvimento com a Starbucks. Indico esse livro, da Negócio Editora.






quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Livro: CHEF - Segredos e Receitas



Um dos meus livros favoritos de estudo é CHEF - Segredos e Receitas da Editora Melhoramentos. São 24 capítulos, cada um é escrito por um chef renomado. Entre eles estão Christine Manfield, Pierre Hermé e claro não poderia faltar Ferran Adriá. As receitas são maravilhosas mas, o que vale realmente são as técnicas ensinadas que abrem as nossas mentes. Livros com receitas encontramos muitos hoje em dia, mas o que realmente importa é aprender boas técnicas para desenvolvermos nossas próprias receitas ou aperfeiçoar as que já conhecemos.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Forminhas e Wrappers para Cupcake

Em Londrina há uma loja que todo mundo deveria conhecer a Papel de Papel. Além de ter muito material técnico na área de desenho industrial e arquitetura, também oferece uma variedade muito grande para scrap. Uma das coisas que adoro é a variedade de papéis, hoje eles tem estampas exclusivas. Eles estão com uma linha de forminhas para doces que é simplesmente um mimo.

Uma das novidades são os wrappers para cupcakes, aquelas saias que colocamos envolta dos cupcakes para enfeitá-los. Há wrappers em poás, listras e flores. 

Na Papel de Papel podemos encontrar várias novidades da Wilton, a renomada escola e marca de produtos para confeitaria, além dos produtos da Martha Stewart. Quem está fora de Londrina pode consultar e comprar pela internet acessando www.papeldepapel.com.br.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Chocolate - Brasil Cacau

Tem uma chocolateria nova no mercado a Brasil Cacau. Fundada em 2009 pertence ao mesmo grupo da Kopenhagen, reconhecida pela qualidade dos seus chocolates. Experimentei algumas trufas e o bombom de cereja, que achei uma maravilha. Não sou muito fã dos bombons de cereja que encontramos por aí porque normalmente o sabor é muito artificial. A trufa que mais gostei foi a de chocolate puro, muito boa. Outras opções são as Dindas, parentes próximas da tradicional Nhá Benta, da Kopenhagen e as línguas de gato. Apesar da marca ter um preço mais acessível, não perde em qualidade.
As lojas da Brasil Cacau estão se espalhando pelo país e vale a pena experimentar.