segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Caligari Café - Guadalajara

Fachada do Caligari Café
Em um domingo fomos ao Caligari Café para o desayuno(café da manhã no México). Adorei o lugar, a comida e o atendimento de pessoas muito simpáticas e atenciosas. O Caligari é um restaurante no centro de Guadalajara, onde há o conceito de restaurar casarões antigos para espaços de restaurantes, bares e exposições de arte. 

Inspirado no filme mudo alemão dos anos 20 "El Gabinete Del Dr. Caligari", o espaço tem um ambiente divertido, eclético e  com temas de cinema e música.
A fachada do restaurante é um mural do artista Liquen, reconhecido mundialmente por seus murais, com lugar para estacionar sua bicicleta, e a luminária torta, cria uma expectativa do que vamos encontrar.
Detalhes da Decoração

O lugar é charmoso, com várias salas, um jardim ao centro da casa e um café ao fundo. O ambiente é decorado de forma informal e inusitada, dando um toque criativo, artístico e bem humorado.


Alcapoché

Huevos Pochados

A comida, essa sim é a estrela da casa. Os sabores são delicados, muito bem preparados e harmonizados. Comemos Omelete de Abobrinha (Calabaza), Huevos Pochados (ovos pochê com frijoles refritos) e Alcapoché. Claro de não poderíamos deixar de experimentar uma sobremesa, Molletitos (pão levemente torrado com manteiga, com uma camada de geléia, maçã e pera ralados e por cima de um leve creme salpicado). Tomamos um café feito na French Press (Cafeteira Francesa) com grãos de mexicanos.

Omelete de Calabaza

Molletitos

Os pratos são criados na cozinha do Caligari e servidos para que os clientes avaliem e assim é decidido se continuam no cardápio ou saem.
Uma das especialidades da casa são as cervejas artesanais, há diversas marcas e sabores.
Caligari realmente é um ótimo local para quem visitar Guadalajara. 

Caligari Café
Calle Juan Manoel 1406 - Guadalajara - Jalisco - México

www.facebook.com/caligaricafe

sábado, 5 de outubro de 2013

Santo Coyote - Guadalajara


 Meu primeiro almoço em Guadalajara não poderia ter sido melhor. Fomos a um restaurante chamado Santo Coyote. Decoração maravilhosa, bem ao estilo mexicano, um salão interno muito bonito, do lado de fora tendas de palha cercadas de cascatas de água e ao centro uma fonte, como deve ser toda hacienda mexicana.
Entrada do Santo Coyote

Para iniciar, um profissional chega para preparar a salsa (molho de tomate verde, tomate vermelho, alho, cebola, coentro, sal e vários tipos de chili) na nossa frente e assim podemos escolher os ingredientes e o quanto vai picar ( quanto e quais pimentas queremos). Maravilhoso!

Preparando a Salsa

Salsa

Mocajete de Queijo
Pedimos de entrada queijo fundido, servido em uma mocajete de pedra vulcânica. O queijo vem fumegando e comemos com tortilhas recém saídas da chapa. 
Em seguida pedimos uns burritos de camarão, lagosta e frijoles (feijão) - pode parecer estranhos, mas é simplesmente delicioso.
Para acompanhar bebemos Margarita de Tamarindo e Piña Colada.

Burritos de Camarão, Lagosta e Feijão

O atendimento foi muito bom, aliás, o serviço no México é excelente, os clientes são sempre muito bem tratados, principalmente quando sabem que somos brasileiros.
À noite sempre há apresentação de Mariachis. Quando saí do almoço os músicos estavam chegando. Pena não poder desfrutar.



Santo Coyote
Lerdo de Tejada, 2379 - Fone: (52) 33 3616-6978
Jalisco - Guadalajara - México

www.santocoyote.com.mx
Facebook: Santo Coyote

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Mezcal

El Mezcal (ele, no México as bebidas destiladas são masculinas) é uma bebida tão tradicional quanto o tequila. Conheci em visita a Guadalajara, no México.




Mezcal é uma bebida feita a partir do sumo fermentado do agave. A diferença entre o Mezcal e o Tequila é que o mezcal normalmente passa por uma única destilação, enquanto a tequila é destilada duas ou até 3 vezes. A maioria dos mezcais é feita artesanalmente, poucos são industrializados, até por ser considerada uma bebida mais rústica.
A famosa larva encontrada na bebida mexicana é colocada nas garrafas de Mezcal e não na de Tequila como muitos acreditam. Em algumas marcas de Mezcal podemos encontrar o gusano, a larva de borboleta que costuma viver nas plantações de Agave. O gusano se conserva conforme o teor alcoólico (sempre acima de 40%, podendo chegar a 70%), se for baixo a larva se desintegra. O costume manda que quem tomar a última dose da garrafa deve comer a pequena larva.


Fonte: www.cocinasemana.com

As espécies de agave próprias para a fabricação do Mezcal são: Agave Angustifolia, Agave espemima, Agave weben, Agave potatorum e Agave Salmiana, segundo a Norma Oficial Mexicana. Os Estados mexicanos produtores oficiais de Mezcal, segundo a Declaração de Proteção de Origem, são: Guerrero, Durango, San Luis Potosí, Zacatecas e sobretudo Oaxaca.
É uma bebida forte, como se pode imaginar, de sabor muito característico, gostei muito. Vale a pena experimentar.