quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Filme - Maria Antonieta

Um filme muito gostoso de assistir. Apesar de não ser tão fiel aos fatos históricos da Revolução Francesa, focando mais a vida do casal Maria Antonieta e Luis XVI, evidencia bem a ingenuidade e imaturidade deles.
A trilha sonora é moderna, o que constrasta e dá um charme especial.
O que mais chama a atenção são os figurinos, a fotografia e os banquetes que são divinos. Podemos conhecer muito bem os rituais de vaidade da corte, as preocupações com vestuário, penteados e perucas exageradas.  Como toda mulher Maria Antonieta adorava sapatos. Nesse quesito os maridos deveriam estudar mais a história e concluir que essa paixão é secular, quem sabe assim seriam mais compreensivos com suas esposas.
Os banquetes são estéticamente perfeitos, a confeitaria é maravilhosa, as torres de macarons são lindas, coloridas e muito apetitosas. Aliás, os macarons eram os doces preferidos de Maria Antonieta. Foi ela quem os tornou tão conhecidos na França, uma vez que os servia em todas as suas festas.
Vale a pena assistir.



Diretor: Sofia Coppola
País: Estados Unidos/Japão/França
Ano: 2006

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Café para o Verão

Quem gosta de café não consegue abrir mão de uma xícara nem mesmo no verão. Apesar de um café gelado não substituir aquele cafezinho passado ou extraído na hora, pode ser  muito bem vindo nestes dias de calor. Um dos meus favoritos é o Affogato, que é simples de fazer.
  • 1 bola de sorvete de menta com pedaços de chocolate* (ou sabor que agradar);
  • 1 xícara de café espresso ou da cafeteira italiana.
Coloca-se a bola de sorvete em uma taça para martini e  despeja-se o café.

Fica uma maravilha!!!

*meu sorvete favorito é o menta choc chip da La basque

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Cozinha também é Luxo!!!

Para quem gosta de equipar bem a cozinha um dos acessório de alto luxo são os fogões da Lofra. Este, que é considerado a Ferrari dos fogões, deixa qualquer um que é fascinado por cozinha babando! O valor, para muitos, é exorbitante para um fogão, mas vale lembrar que teremos um equipamento por muuuiiiiiiito tempo, uma vez que eles duram em média 30 anos (para não dizer até que a morte nos separe). É todo em aço inoxidável e de uma resistência inacreditável. Como não sou fã de objetos descartáveis este é um dos meus sonhos de consumo, o que espero realizar logo. Vale a pena entrar no site e conferir toda a linha de fogões e os outros produtos da Lofra.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Café Aromatizado

Uma dica para quem gosta de café aromatizado. Eu adoro o café turco. Sempre tomava na casa de uns amigos libaneses um café com aroma de cardamomo e me deliciava.
Como não tenho o hábito de fazer o café turco inventei uma forma caseira de satisfazer meu desejo. Quando preparo o pó de café na cafeteira italiana coloco um pedaços de cardamomo. Com uns biscoitos  de baunilha para acompanhar, o tempo do cafezinho com certeza vai se prolongar.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Molho Tártaro

Adoro aperitivos! Sempre que recebo meus amigos faço alguns antepastos para servir antes do jantar. Em algumas noites prefiro uma boa mesa com vários antepastos e alguns frios. Um que sempre faço e agrada a todos é um molho tártaro que podemos comer com iscas de peixe, camarão ou até mesmo com uma torrada.
            Todos os ingredientes devem ser picados em quadradinhos miúdos.
·         ½ cebola (de preferência roxa para colorir);
·         2 palmitos;
·         2 pepinos em conserva;
·         ¼ de cenoura ralada bem fina;
·         ½ pimentão;
·         Salsa e cebolinha;
·         3 colheres de maionese;
·         Suco de ½ limão;
·         1 colher de café de mostarda dijon;
·         Sal e pimenta do reino a gosto.

Muita gente que me conhece e, por saber que faço muito tomate seco, não acredita que não como tomate (in natura). Adoro molho de tomate, mas tomate in natura não consigo comer, quem sabe um dia. Para quem gosta pode acrescentar o tomate.
Espero que apreciem.

Bon appétit!!!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Filme - O Tempero da Vida

É um filme maravilhoso de uma sutileza e uma fotografia impecáveis. Onde o avô, um filósofo culinário, ensina ao neto os segredos dos condimentos e os sentimentos que são capazes de despertar nas pessoas. Podemos aprender ainda a importância das refeições nas relações familiares e diplomáticas.
O filme se passa em Istambul e Athenas, o que garante paisagens maravilhosas e as peculiaridades dessas duas culturas que tem uma gastronomia fascinante e rica.
Ainda terminamos com um grande ensinamento “tanto a comida como a vida necessitam um pouco de sal para adicionar-lhes sabor...”.


Diretor: Tassos Boulmetis
País: Grécia/ Turquia
Ano: 2003

Café Especial


A National Geographic tem uma linha de cafés de alto nível, de natureza ambiental e social, chamada TERRA FIRMATM. Esta linha traz cafés da Etiópia, Costa Rica, Colômbia, Sumatra, Quênia e do Brasil, o que nos dá muito orgulho. Todos os cafés Terra Firma são certificados Fair Trade™, uma marca internacional que garante comércio direto, preços justos, gestão ambiental e investimento nas comunidades produtoras.
www.natgeoterrafirmacoffee.com

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Sugestão de Filme

Um dos meus filmes preferidos sobre gastronomia é A Festa de Babette. Aborda os requintes que envolvem uma boa refeição. O filme mostra como o cuidado no preparo e na escolha dos ingredientes de uma refeição podem mudar até mesmo o humor e o comportamento das pessoas. O banquete que Babette prepara com todo o esmero chega a ser emocionante. A combinação dos vinhos desde a entrada até a sobremesa é uma aula de bom gosto.

A Festa de Babette.
Idioma: Francês/Dinamarquês
Diretor: Gabriel Axel
Ano: 1987

Dica

Para quem trabalha direto na cozinha um dos desafios é deixar as mãos macias. Uma dica é azeite de oliva com açúcar. Massagear bem as mãos e deixar por uns 15 minutos, depois é só lavar bem. Suas mãos vão ficar bem macias. Bom fazer uma vez por semana para amenizar os efeitos da cozinha. Mesmo assim não devemos esquecer de usar filtro solar, creme para as mãos e uma boa luva na hora de lavar a louça.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Geléias Casa de Madeira

A Casa de Madeira, Vinícola Casa Valduga, tem as geléias tradicionais de Amora, Frutas Vermelhas e Morango, que são maravilhosas. Agora, lançou a linha Geléias Gourmet sendo, Geléia Extra Caberner Sauvignon, Malbec, Mirtilo, Morango com Pimenta e Physalis. Nos sabores Cabernet Sauvignon e Malbec
o vinho serve como a essência na elaboração das geléias, que são obtidas por meio da concentração para manter todas as qualidades e tipicidades aromáticas e gustativas dos nobres vinhos em uma geléia gourmet, para compor diferentes e exóticos pratos.
Uma sugestão é servi-las com queijo Brie ou Camenbert.


http://www.casavalduga.com.br/
http://www.casamadeira.com.br/