quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Harry´s Bar e o Carpaccio

Harry´s Bar, em Veneza, abriu suas portas em maio de 1931.
Giuseppe Cipriani era barman no bar do tradicional Veneza Hotel Europa Britannia. Lá conheceu um estudante americano que viajava acompanhado de uma tia, seu gigolô e um cachorro pequinês. Um dia o estudante brigou com os acompanhantes e ficou só. O dinheiro foi acabando e Giuseppe, que havia simpatizado com rapaz, comentou seu desejo de abrir um bar. Giuseppe ainda lhe emprestou 10.000 liras para quitar suas contas e voltar aos Estados Unidos. Depois de alguns meses Harry voltou, devolveu o dinheiro que devia e mais 30.000 liras para abrir o bar e disse: vai se chamar "Harry´s Bar". Foram sócios até 1938 quando Harry vendeu sua parte a Cipriani, sem nunca ter trabalhado realmente na casa. Continuaram amigos até a sua morte.
O Carpaccio que tanto apreciamos tambem nasceu sob a batuta de Giuseppe Cipriani.
Em 1950 a condessa Amália Nani Moncenigo pediu a Giuseppe que lhe preparasse algo com carne crua já que, por problemas de saúde, não podia comer grelhados, frituras ou cozidos. Giuseppe cortou um pedaço de carne em fatias bem finas, dispostas em um prato de vidro em forma de leque, e acrescentou o molho de maionese com mostarda que acompanhava a carne grelhada que servia. O prato fez um sucesso incrível e foi batizado de Carpaccio por estar na cidade uma exposição do pintor renascentista Vittore Carpaccio, que usava muito vermelho nas obras.
No Brasil, o carpaccio chegou nos anos 70, trazido da Itália por Massimo Ferrari para o seu restaurante em São Paulo "Massimo".




Molho de Maionese do Harry´s, não sei se é a receita original, mas pelo menos se aproxima bem:

  • 3 gemas de ovo;
  • 1 colher (sopa) de suco de limão;
  • 1 e ½ xícara de azeite de oliva extra-virgem;
  • 2 colheres (chá) de mostarda em pó ou mostarda dijon;
  • 2 colheres (chá) de Molho Worcestershire (molho inglês);
  • 2 colheres (sopa) de leite;
  • Pimenta-do-reino moída.
Em uma tigela, coloque as gemas, a mostarda e suco de limão. Misture com um fuet e vá adicionando o azeite de oliva em fio contínuo, batendo até engrossar. Adicione o molho inglês e o leite aos poucos depois o sal e a pimenta a gosto.

Hoje podemos comprar a carne já pronta, porém se você quiser preparar a carne siga o seguintes passos:

Limpe 500 g de contrafilé bem gelado (nunca congelado), deixando só o miolo. Com uma faca muito afiada corte a carne o mais fino que conseguir. Depois coloque cada fatia entre folhas de papel manteiga. Com um martelo de carne bata as fatias. É só distribui-las em prato raso como se fosse um leque, salpicar um pouco de pimenta do reino e sal e finalizar com o molho, que deve ser distribuido em forma de grade com um garfo, uma homenagem ao pintor russo Vassily Kandinsky, um dos mestres da arte abstrata.
Hoje sob o comando de Arrigo Cipriani o Harry´s está espalhado pelo mundo. Podemos visitar os restaurantes Cipriani em Nova York, Londres, Hong Kong, Los Angeles, Puerto Cervo,Istambul e Abu Dhabi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário