sábado, 24 de março de 2012

Valrhona


A Pácoa está chegando, então vamos falar de chocolate. No ano passado escrevi sobre algumas marcas de chocolate, vou continuar ... Bendita seja a Valrhona!


Em Lyon, no ano de 1922, nascia a La Chocoloterie de Vivarais, criada pelo apaixonado confeiteiro Albéric Guiromet na pequena vila de Tain L´Hermitage, ao sul de Lyon. Em 1947 passa a chamar Valrhona, nome em homenagem ao Vale do Rhône, onde nasceu a chocolaterie. Durante muito tempo os chocolates foram de difícil acesso ao consumidor final;  a maior parte da produção era destinada a restaurantes e pâtisseries. As iguarias só eram apreciadas na loja de fábrica, em Tain L´Hermitage. A partir de 1986 foi desenvolvida uma linha de bombons e tabletes voltada para o consumidor final, assim, conquistou os amantes de chocolate pelo mundo.


Os chocolates Valrhona são desenvolvidos com as melhores espécies de cacau do mundo e processados somente na fábrica francesa. A empresa faz parcerias com fazendeiros por várias regiões, e produz espécies raras, evitando a extinção de algumas. Essas parcerias permitem que técnicos da própria Valrhona acompanhem todo o processo de plantio, desenvolvimento, colheita, secagem, seleção, estocagem e transporte até a fábrica na França para o processamento.



Valrhona é a única que produz chocolate vintage, feitos com grãos de determinado ano ou região. Há três opções de chocolates vintage atualmente: Ampamakia, Gran Couva e Palmira, produzidas a partir de plantações de Madagáscar, Trinidad e Tobago e Venezuela.
Do sul da Bahia, a Valhona, com grãos da variedade Forastero, produz o Macaé Pur Brésil, com 62% de cacau. Apesar de ser novo no mercado (lançado em 2009) já conquistou a Europa, Estados Unidos e Japão e passou pelo crivo de pâtissiers renomados como Pierre Hérme. O produto está disponível em embalagens de 3 Kg.

Desde 1988 a marca mantém uma escola especializada no ensino de pratos e doçaria à base de chocolate: a Êcole du Grand Chocolat. A escola tem sede em Tain L´Hermitage e Paris-Versailles.
São Paulo é privilegiada com a loja-lounge da Valrhona, a maior produtora de chocolates premiuns do mundo. É a primeira loja da Valrhona neste conceito fora da França. A proposta é oferecer as delícias da marca e harmonizar o chocolate com café, chás (são 7 tipos) e vinhos (sobremesas), além de whiskys e cognacs (em breve).

Entre as incríveis delícias estão: Chardon blue, lindo bombom de cor azulada, com recheio suave de chocolate branco e amêndoa; Miryade, ganache de chocolate com laranja; Bombom de caramelo com sal; o maravilhoso de framboesa com flor de violeta, e muito outros.

Dolce Encanto em parceria com a Amarula, criou um ovo de Páscoa (com chocolate Valrhona, é claro) recheado com ganache de Amarula, decorado com chocolate marmorizado e pó de ouro comestível.


Uma verdadeira tentação para os olhos e paladar.


Valrhona Chocolat et Lounge
Al. Lorena, 1.818 - Jardins - São Paulo - Fone: (11) 3068-8899

Dolce Encanto
Morumbi Shopping - Piso Térreo - São Paulo - Fone (11) 3345-0552

Em Londrina, você encontra chocolates Valrhona na Duetto - Café e Chocolate - Rua João Huss, 74 - Box 57 e 62 - Eco Mercado Palhano - Fone: 43 3329-2678